segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como criar blogs no blogger


Não tenha dúvida que ter um site na Internet pode ser muito bom para você alavancar seus negócios on-line. Você pode usá-lo para manter seus clientes e parceiros de negócios informados e também para divulgar seus negócios na Internet, aumentando assim os seus lucros. Realmente, um site que recebe muitas visitas diariamente pode ser facilmente convertido em uma boa fonte de renda extra na Internet. Mas não se iluda! Não é moleza atrair centenas ou até milhares de visitantes para o seu site diariamente. Isso leva tempo e envolve muito trabalho e dedicação. E o primeiro passo é ter um site. Mas como você pode ter um site se não entende nada de webdesign nem de HTML ? Fique tranquilo irei te ensinar passo a passo
A maneira mais fácil e rápida  de ter o seu primeiro site na Internet é criando um blog. O que é um blog? É um site pessoal onde você pode adicionar conteúdo ao seu gosto. Você tem total liberdade para gerenciar o visual e os artigos, ou postagens do seu blog.
Uma ótima plataforma que posso estar te indicando para você fazer seu blog é o www.blogger.com que pertence ao grupo Google. Eu mesmo tenho alguns blogs nessa plataforma e estou muito satisfeito com ela.
Considero o Blogger muito interessante por causa da liberdade que ele te dá para editar inclusive o código fonte (HTML) do seu blog. A princípio isso talvez não seja do seu interesse, mas futuramente, quando você quiser personalizar o seu blog de um modo mais avançado, até para incluir propagandas de seus negócios na Internet, essa característica será muito usada!
Como eu tinha dito anteriormente criar um blog no Blogger é muito simples, basta seguir esses itens:
1. Acesse o site do Blogger.
2. Clique no botão “Criar um Blog”.
3. Na próxima tela você será convidado a criar uma nova conta no Google. Se você já tem uma conta no Google, poderá usá-la para administrar seu(s) blog(s) no Blogger. Se você já usa algum serviço do Google tal como o Orkut ou o GMail, então você já tem uma conta no Google. Neste caso, não precisa criar uma nova conta. Basta clicar no link “acesse-a primeiro” e então fornecer o e-mail e a senha da sua conta no Google.
4. Na próxima etapa, você deverá informar o “Nome de Tela” que você vai usar para assinar os artigos do seu blog. Pode ser o seu nome, um apelido ou um pseudonimo. Marque a caixa “Aceito os Termos de Uso” para indicar que você concorda em respeitar os termos de uso do serviço e clique no botão “Continuar”.
5. Agora você deve criar um nome para o seu blog. Na caixa “Título do Blog”, informe o título do seu blog, tal como “Blog do João”, ou “Negócios On-Line”, ou qualquer outro que desejar. Na caixa “Endereço do Blog (URL)” informe o endereço que o seu blog terá na Internet. A princípio será algo do tipo http://nome-do-seu-blog.com, onde nome-do-seu-blog é o nome que você vai escolher para formar o endereço do seu blog na Internet. Clique no link “Verificar disponibilidade” para testar se o endereço que você escolheu está disponível. É provável que você tenha que tentar vários endereços até conseguir um que esteja disponível, pois existem milhões de blogs já cadastrados nesse sistema. Depois de encontrar um endereço disponível, clique no botão “Continuar”.
6. Agora você deve escolher um modelo para o seu blog. Um modelo representa o formato e o visual do seu blog. A princípio você tem 12 modelos para escolher, mas posteriormente poderá buscar outros modelos diferentes na Internet. Escolha o modelo que mais lhe agrade dentre os 12 apresentados e clique no botão “Continuar”.
7. A próxima tela informa que o seu blog está pronto. Clique no botão “Começar a Usar o Blog”.
8. A tela seguinte é o painel de administração do seu blog, sendo que você será posicionado na tela de “Nova Postagem”, onde já poderá escrever o primeiro artigo ou postagem do seu blog. Se você quiser escrever o seu primeiro artigo, mesmo que seja só para teste, basta preencher a caixa “Título” com o título do seu artigo, e na caixa de texto escreva o texto do seu artigo. Depois de escrever o seu artigo, clique no botão “Publicar Postagem” para que o seu artigo seja publicado no seu blog. Se você ainda não tem idéia de um artigo para escrever, escreva algo do tipo “Meu primeiro artigo de teste”. Depois você poderá excluir esse artigo. Após publicar o seu primeiro artigo, clique no link “Visualizar Postagem” que vai aparecer bem grande na tela e você verá como ficou o seu blog.
Parabéns! Você agora tem o seu próprio blog na Internet! Sempre que desejar modificar seu blog, acesse a página www.blogger.com www.blogger.com e faça o Login com o seu e-mail e senha do Google, e depois navegue pelo painel administrativo do Blogger. Você tem muitas opções para personalizar seu perfil e o seu blog. Você poderá mudar o visual do seu blog, criar novos artigos (postagens), alterar os existentes e muito mais. Recomendo que você “brinque” bastante com todos os recursos disponíveis para se familiarizar com o funcionamento do Blogger, pois só assim você o dominará.

Veja também um excelente curso que eu recomendo de como criar sites facilmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário